quarta-feira, 17 de junho de 2009

Os primórdios!!!



Foi aqui que tudo começou. Quando terminei a minha curta carreira de jogador (de 1990 a 1996, mas 13 golos ainda lol), decidi que queria ser treinador. Foi assim que fundei o Pontessorense Futebol Clube. Mas o PFC nos primeiros dias ainda teve para se chamar Fiorentinos, pois a minha paixão pelo Rui Costa estava ao rubro. Com o início do Pontessorense Futebol Clube, eu e o Ricardo Branquinho decidimos organizar Torneios de Futsal no ringue da Casa do Povo, onde as diversas equipas dos bairros de Ponte de Sor pudessem jogar. É aqui que aparecem a Caligra, Largo da Feira, Alabaixo e Bairro Soviético etc...Estávamos nos primórdios deste grande Clube. O primeiro jogo desta fase do clube foi na Relva, lá na Marginal, onde o Grande PFC venceu 27-5 a Caligra. Querem a nossa equipa: André Guerra, Duarte Branquinho, Rui Jorge Matulão, Fernando Nã e Baleizão. Foi este último que abriu a contagem. Lembro me como se fosse hoje. Como também me lembro do 5 inicial muitas vezes utilizado nestes jogos: Perigo na baliza, Gonçalves, Baleizão, Serrano e Tonho...Até me arrepio a pensar nestes tempos. Onde quando havia sede, saltávamos duas grades para ir beber àgua à torneira que estava próxima da piscina. Guardo religiosamente as fichas de jogo destes 26 jogos. E retenho os nomes de alguns jogadores fantásticos no PFC: Gonçalo Gandalf, Jorge Simbalinho, Carrilho, Pedro Vicente, Zé Luís Sérgio, Pira e Joca...No comments... Nestes tempos fizémos 316 golos. Dionísio foi o melhor marcador com 52, depois Baleizão com 48, Serrano com 45 e Tonho com 36. Tivémos 20 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Uma destas foi dura: 1-9 contra a Tapada do Telheiro...Era o tempo que Carlitos jogava na Caligra e levava goleadas, que os irmãos Roger e Bertola e os manos Perdido e Billy jogavam no Largo da Feira. Era o tempo que o Alabaixo era uma equipa sempre difícil de bater com Sérgio "Neja", Fernando "Nando", "Quinho" e "Manu". Até descobri que o Carlitos jogou uma vez nesta equipa...ahahahaha E vocês ainda se lembram do polivalente Paulo Terramoto no Largo da Feira, o grande LEE da BIA e André Canino no Bairro Soviético e obviamente Branquinho, Fábio, Leonel, Carrilho, Testas e Geada na grande Caligra. E também não me esqueço do dia que o Bairro Soviético não tinha jogadores para jogar contra o PFC e contratou 2 ciganos que ali apareceram. O Nélson e o José. Um deles até jogou com botas da cona...Na ficha de jogo está Nélson Cigano e José Cigano... O resto, bem o resto é a História conhecida...Esta estatística não entra nas contas pois não foram jogos oficiais. Mas o que vejo com grande orgulho e isso é que me deixa satisfeito é que nesta fase jogavam no PFC: Baleizão, Serrano, Tonho, Ricardo Dionísio, Bruno Dona, Santana, Macaca e Carlitos. E 13 anos depois esta gente ainda está junta...E porque a História nunca se apaga, vou começar a criar uma rubrica neste blog, intitulada " Sabia Que", onde vão surgir factos e figuras destes anos todos e das centenas de folhas que tenho guardadas com todos os Torneios Oficiais da nossa História... AMO-TE PONTESSORENSE!!!

4 comentários:

rogerAjacto disse...

Lindo. Que viagem no tempo que me obrigaste a fazer. Muito bom! Atenção que o Largo da Feira chegou a vencer o torneio dos bairros... Sabia que Madureira, que na verdade era Bruno, era o guarda-redes do Largo da Feira, tendo "ganho" a alcunha exactamente por esse facto? E que, numa deslocação aos prédios Terramoto transportava ilegalmente Bertola de bicicleta e este último meteu os pés nos raios tendo ganho com isso um dente partido e vários pontos numa perna? Enfim, podia contar tantas histórias...
Obrigado por me teres feito lembrar de tão bons tempos e de personagens tão carismáticas... LINDO!

António Santana-Maia disse...

É uma viagem que me custa fazer porque me obriga a recuar a tempos que não vou poder viver outra vez...na verdade momentos únicos de "ó baleizão baleizão é pá confusão?" são deveras nostálgicos e fazem doer a alma por serem já tão remotos...mas a vida é mesmo assim e temos de continuar a vivenciar momentos destes para mais tarde recordar...gps urbanov entra na lista de recordações como é natural...

j.manuel disse...

Também vou comentar (?) nada e tudo. Foi aí no Campo da Bola no Tempo do Manuel Caldeira e da Dª. Leopoldina que comecei a levar "duro": 1º.: O Sr. Caldeira era insensível a brincadeiras de gaiatos. Cada um que apanhava em cima do muro, levava "da Boa" e era empurrado para o chão. E assim foi não só comigo....
Mas.. aprendeu-se muito nesse tempo.
1955. Campeonatos do Colégio, Regionais, o eterno Matuzarense-Eléctrico
E o Benfica do Santana (loja Frialva), Palmeiro Antunes e Seus (alguns) Camaradas naquele ano 1956 (?) jogaram no "matzórense".
Considero-me alabaixo (de Baixo) e tenho um blogue dos combatentes da Guiné a que desejo, com a Tua Ajuda, a que desejo juntar TODOS, recordações fotográficas, inclusivé dos Camaradas (lá) e já falecidos.
São Meus Camaradas: O João António Esteves, Alcaravela,Joaquim Marques Correia, Lobo Varela, Santos Godinho, Jesus Pais (Fundeiro), O Tintin, o Menaia, Luís Lopes Martins (Val d'Açor) o falecido Raul, O Manuel Pedra "Camedas", O Meu Primo João Canejo "Garufo,o Xico Marques, o Tempera, o Pita Bráz, o Falecido CASACA , o Falecido CARVALHO (Águatodoano), etc Boa Saúde

j.manuel disse...

Esqueci-me de divulgar o blogue dos combatentes de Ponte de Sor na Guiné, é mesmo "ALABAIXO" simplesmente é só escrever no google.. grato joãomanuelfélixdias nascido na Rua da Frialva nº 5 agora SF alcochete 212316862 964451199 960008958 jmf.dias